Olá, SenseUser!
Em alguns casos é necessário atualizar os dados periodicamente de modo automático, garantindo que os dados dentro do analytics estejam com sua versão mais recente. Você pode definir frequências de atualização para um dashboard inteiro ou para tiles individuais. O autorefresh nunca extrai resultados do cache, trazendo sempre dados atualizados diretamente do banco de dados.
Como funciona o cache?
Quando um usuário realiza uma consulta, o resultado desta consulta é também salvo em um cache, que é um arquivo encriptado armazenado na própria instância.
Quando uma nova consulta é executada, o cache é analisado para verificar se aquela exata consulta já havia sido executada anteriormente. Todos os campos, filtros e parâmetros devem ser os mesmos, incluindo configurações como limite de linhas.
Se a consulta não é encontrada, então é executada diretamente no banco de dados do produto para obter resultados atualizados (e esses resultados são então armazenados no cache).
Se a consulta é encontrada no cache, a política de cache definida no modelo é verificada para confirmar se o cache ainda é válido. Por padrão, os resultados do cache são invalidados após uma hora.
Forçando a busca de novos resultados diretamente do banco
Em uma janela de Explore, você pode forçar que novos resultados sejam obtidos diretamente do banco de dados. Selecione a opção “Clear cache & Refresh” no menu do canto superior direito da tela, após executar uma consulta (incluindo merge queries).
Para ativar o autorefresh em um dashboard e todos os seus tiles:
- Ative a opção Atualizar o dashboard automaticamente.
- Selecione a frequência de atualização para atualizar automaticamente o dashboard e todos os seus tiles.
- Se você deseja ajustar a frequência para tiles individuais, pode fazê-lo na seção Tile, na qual são listados todos os tiles do dashboard. Clique no dropdown referente ao tile na coluna Frequência de atualização, selecione Atualiza a cada, e então defina o período (minutos, horas ou dias).
- Clique em Salvar para confirmar as alterações.
Para ativar o autorefresh em tiles individuais mas não para o dashboard:
- Desative a opção Atualizar o dashboard automaticamente (se foi ativado anteriormente).
- Na coluna Frequência de atualização da seção Tile, clique no dropdown do tile para qual você deseja ativar o autorefresh.
- Selecione Atualiza a cada.
- Defina o período.
- Para os tiles que você não deseja atualizar automaticamente, selecione a opção Não atualiza.
- Clique em Salvar para confirmar as alterações.
As configurações de frequência aceitam números inteiros.
Os intervalos de autorefresh começam no horário em que você ativar esta funcionalidade, e o dashboard é atualizado no intervalo que você definiu, desde que aberto em uma aba do navegador e não esteja no modo de edição.
Se o dashboard estiver fechado ou no modo de edição durante o tempo de atualização, não será atualizado. Se o dashboard for fechado ou entrar no modo de edição, independentemente de ser ou não durante um horário de refresh programado, o intervalo de atualização será iniciado assim que o painel for aberto novamente ou sair do modo de edição.
Por exemplo, se são 8:33 quando você ativar um refresh diário, a dashboard será atualizada às 8:33 no dia seguinte, e então continuará sendo atualizada nesse mesmo horário todos os dias. Entretanto, se um dia você ativar o modo de edição às 9:02, e então desativá-lo às 9:45, a partir de então o refresh diário ocorrerá às 9:45, começando no dia seguinte.
As opções Limpar Cache e Atualizar Dados são independentes do intervalo de refresh automático, ou seja, atualizar o dashboard manualmente não reiniciará o intervalo de refresh automático. Por exemplo, se o intervalo de refresh automático é de 1 hora, você pode usar a opção Limpar Cache e Atualizar Dados 40 minutos após um refresh automático, e o dashboard ainda será atualizado automaticamente 20 minutos depois (1 hora após a última atualização automática).
De modo similar, o refresh automático funciona independentemente da opção Executar ao Carregar estar ativada ou não. Se estiver desativada e você abrir um dashboard com configurações de Atualização Automática, o intervalo de atualização começa na abertura, não importando se você clicar no ícone de Recarregar Dados para carregar os dados inicialmente.
Refresh automático e performance
Utilizando o refresh automático cautelosamente, você poderá evitar impactos de performance
Atualizações frequentes de dashboards, especialmente em dashboards com muitos tiles, podem colocar uma pressão significativa em alguns sistemas de bancos de dados, impactando no funcionamento. Evite definir um intervalo de atualização muito curto, de segundos ou minutos, pois se o intervalo de atualização do banco de dados for menor que isto, acabaria acionando consultas desnecessárias.
Da mesma forma, quando vários usuários acessam um dashboard com atualização automática, isso pode prejudicar o desempenho. Se você desejar exibir seu dashboard em uma tela compartilhada enquanto vários usuários o acessam simultaneamente, você pode criar dois dashboards idênticos e configurar apenas o painel na tela compartilhada para atualizar automaticamente.
Restaram dúvidas? Entre em contato com o nosso time de Customer Experience (suporte@sensedata.com.br).
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.