Olá, SenseUser!
Para facilitar o cálculo dos dados disponíveis no SenseData é possível criar no SenseAnalytics as chamadas Medidas Customizadas. Através delas é possível realizar cálculos simples e complexos, permitindo a criação de visões customizadas e adaptadas ao seu negócio. Nesse artigo iremos abordar os tipos de medidas que podem ser criadas e o como podemos fazê-las.
Tipos de medidas disponíveis
Sum (Soma): Cria uma medida que soma os valores da dimensão selecionada. Um bom exemplo para essa medida é realizar a soma dos valores de MRR de todos os clientes. Para isso, basta criar uma medida do tipo “Soma” com base no campo “MRR”.
Average (Média): Cria uma medida que calcula a média dos valores da dimensão selecionada. Utilizando o mesmo exemplo do MRR, é possível com essa medida obter a média de MRR de todos os clientes.
Min (Mínimo): Cria uma medida que retorna o menor valor da dimensão selecionada. É possível, por exemplo, obter o menor valor do MRR.
Max (Máximo): Cria uma medida que retorna o maior valor da dimensão selecionada. Ao contrário da medida Min, é possível obter o maior valor do MRR.
Count (Contagem distinta): Cria uma medida do tipo contagem distinta, que calcula o número de valores distintos para a dimensão selecionada. Por exemplo, caso queira saber em quantos estados diferentes estão distribuídos os seus clientes você pode criar uma medida do tipo “Count” para realizar uma contagem do campo “Estado”:
List (Lista de valores únicos): Cria uma medida que cria uma lista dos valores distintos presentes na dimensão selecionada. Com essa medida é possível, por exemplo, listar todos os estados diferentes dos clientes contados com a medida anterior.
Criando uma medida customizada a partir de uma dimensão
Para criar uma medida customizada, você deve procurar a dimensão que deseja utilizar como base. Para criar uma medida que soma o valor de todos os contratos, procure o campo na lista de dimensões e selecione os três pontinhos ao lado direito da nome (Mais):
Ao clicar no botão, posicione o mouse no tópico “Agregada” e selecione o tipo de medida que irá utilizar. No exemplo, utilizaremos a “Soma”:
As funções sugeridas variam baseado no tipo de dimensão que você está utilizando (como número, texto e data). Você irá visualizar a medida no na seção “Dados” e na seção “Personalizar campos”:
Expanda a seção Custom Fields para encontrar a nova medida.
Você pode clicar no nome de um campo customizado para adicioná-lo ou removê-lo da consulta. Você pode também passar o mouse para revelar mais opções disponíveis para este campo, incluindo a opção de usá-lo como um filtro na consulta.
Criando uma medida customizada a partir da seção “Personalizar campos”
Você também pode criar medidas customizadas através da seção “Personalizar campos”. Para isso, clique no botão “Adicionar” e selecione “Personalizar medida”.
Selecione o tipo de campo que você deseja criar, neste exemplo criamos uma contagem distinta do campo “Estado”:
Você também pode criar um filtro para a medida. Na imagem, foi criado um filtro para que a medida calcule a quantidade de estado considerando apenas os clientes que tiverem o MRR maior que 1000. Você também pode clicar em Filtro personalizado para adicionar uma expressão de filtro customizada, utilizando funções e operadores que podem ser utilizados em campos customizados (veja mais em Artigo sobre funções).
Na aba Detalhes do campo, você pode especificar um formato e adicionar uma descrição para dar detalhes adicionais sobre o campo customizado para outros usuários, como explicar sua utilização.
Por fim, clique em “Salvar”. A nova medida estará disponível na seção Custom Fields. Assim como outros campos, você pode clicar no nome do campo para adicioná-lo à consulta ou utilizá-lo como filtro.
Criando uma medida filtrada a partir de outra medida
Você pode duplicar uma medida customizada para realizar algumas alterações a partir dela. Para isso, clique nos três pontos ao lado do nome da medida e selecione “Duplicar”:
Clique na opção “Editar”, no mesmo ícone dos três pontos e a janela de edição será exibida. Nessa janela será possível alterar o nome da medida, adicionar filtros e realizar outras configurações.
Para criar um filtro, basta selecionar o campo que servirá de base para e a condição desejada:
Logo após, basta clicar no botão “+” e o filtro será selecionado.
- Quando disponíveis, sugestões de valores irão aparecer em uma lista. Geralmente estão disponíveis para campos do tipo string.
- Se você está editando uma medida customizada já existente, considere mudar o nome da medida para refletir a condição de filtragem. Neste exemplo, o nome do campo foi mudado do padrão Clientes (contagem de clientes) para Clientes Ativos, o que torna mais fácil para outros usuários identificarem o objetivo desta medida.
Para adicionar mais filtros, clique no ícone (+) em um dos filtros existentes; para remover um filtro, clique no ícone (-). Ao selecionar múltiplos filtros, automaticamente são aplicados operadores lógicos como AND e OR, baseado no tipo de dados, condições e valores que você especificar.
Opcionalmente, clique na opção “Filtro customizado” para adicionar um filtro customizado utilizando Expressões customizadas na caixa de texto ao invés de adicioná-lo pela interface.
Na aba “Detalhes do campo” a medida pode ser formatada para ser exibida com um formato específico, conforme mostrado no artigo Formatos de Valores.
Por fim, clique em Salvar, e a medida estará disponível na seção “Personalizar campos”.
Caso possua alguma dúvida nesse passo a passo, basta contactar o nosso suporte através do e-mail suporte@sensedata.com.br.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.