Olá SenseUser, tudo bem?
Para automatizar ações no Sensedata você pode utilizar uma funcionalidade chamada Regras. Uma dessas automatizações é a adição de playbooks.
Para que servem as Regras?
As regras são criadas para afetar determinado grupo de clientes (que podem ser escolhidos e validados previamente), e disparar uma ação para afetá-los. Essas ações englobam o envio de e-mails, disparo de alertas, criação de playbooks, dentre outras.
Hoje, focaremos na explicação de como adicionar playbooks aos clientes a partir de uma regra.
Localizando a Funcionalidade
Acesse o menu de configurações > clique em Regras > clique em Criar Regra.
Etapa 1 - Informações
Dê um nome para a regra, mas lembre-se de nomeá-la de uma forma que irá facilitar a sua localização futuramente.
Na sequência, informe se a regra ficará ativa ou inativa (as regras inativas não serão disparadas automaticamente no calc), selecione a pasta em que a regra deve ser criada e, por fim, informe se a regra deve olhar para clientes ou contatos.
Etapa 2 - Condições
Nessa etapa, você poderá informar quais condições irão afetar os clientes que devem ser impactados.
Vamos supor que você queira criar uma regra que dispare playbooks a clientes ativos e que possuam um Sense Score acima de 50. Nesse caso, você pode utilizar as condições exemplificadas no print acima.
Importante: você pode validar os clientes afetados por essas condições clicando em “Ver amostra de clientes”.
Etapa 3 – Agendamento e Recorrência
Nessa etapa, você irá definir o agendamento e recorrência da regra.
Data de Início: você pode definir o dia que essa regra deverá começar a ser executada. Caso não defina, esse campo será automaticamente preenchido com a data em que a regra foi criada.
Executar Regra: você irá escolher a recorrência (se ela será disparada 1 única vez, todos os dias, todo último dia do mês, dentre outras).
Parar Execução: você pode definir se a execução da regra NUNCA será pausada, se será pausada APÓS uma quantidade de ocorrências, ou se será pausada em uma DATA específica.
Atingir novamente o mesmo cliente: você pode definir com qual frequência essa regra atingirá os clientes afetados pelas condições:
- Ao escolher SEMPRE, os clientes afetados pelas condições serão atingidos todas as vezes que a regra for executada.
- Ao escolher NUNCA, os clientes afetados pelas condições só serão atingidos na primeira vez que a regra for executada, e depois disso, nunca mais serão atingidos.
- Ao escolher A CADA INTERVALO DE X DIAS, os clientes afetados pelas condições serão atingidos novamente pela regra dentro do intervalo de tempo escolhido. Exemplo: Se desejar afetar o cliente XPTO a cada intervalo de 30 dias, basta configurar da forma abaixo:
Etapa 4 - Ações
Nessa etapa basta escolher a ação que será realizada (nesse caso a ação é Playbook), escolher o playbook associado (previamente criado) aos clientes afetados pelas condições da etapa 2, e por fim, escolher o responsável pelo playbook, que poderá ser um usuário específico ou o responsável predefinido na criação do playbook.
Observação: Os playbooks precisam primeiro ser criados em Configurações > Atividades > Playbooks, para serem listados aqui.
Ao finalizar a 4ª etapa, basta clicar em Criar Regra.
Obs.: caso a sua regra ainda precise de ajustes, é recomendado salvar a regra com status Inativo e só ativá-la quando estiver 100% configurada. Isso evita que a regra seja disparada automaticamente no calc antes de estar pronta.
Se precisar de algum apoio na criação da regra, entre em contato com o suporte através do e-mail suporte@sensedata.com.br
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