Olá SenseUser, tudo bem?
Para automatizar ações no Sensedata você pode utilizar uma funcionalidade chamada Regras.
Para que servem as Regras?
As regras são criadas para afetar determinado grupo de clientes (que podem ser escolhidos e validados previamente), e disparar uma ação para afetá-los. Essas ações englobam o envio de e-mails, disparo de alerta, criação de playbooks, dentre outras.
Hoje, focaremos na explicação de como criar uma ação de disparo de Alerta.
Localizando a Funcionalidade
Acesse o menu de configurações > clique em Regras > clique em Criar Regra.
Criação da Regra - Etapa 1
Dê um nome para a regra, mas lembre-se de nomeá-la de uma forma que irá facilitar a sua localização futuramente.
Na sequência, informe se a regra ficará ativa ou inativa (as regras inativas não serão disparadas automaticamente no calc), selecione a pasta em que a regra deve ser criada e, por fim, informe se a regra deve olhar para clientes ou contatos.
Criação da Regra – Etapa 2
Nessa etapa, você poderá informar quais condições irão afetar os clientes que devem ser impactados.
Vamos supor que você queira criar uma regra que dispare um alerta informando a um CS específico todos os clientes que possuem mais de 2 títulos em atraso. Nesse caso, você pode utilizar as condições exemplificadas no print acima.
Criação da Regra – Etapa 3
Nessa etapa, você irá definir o agendamento e recorrência da regra.
Data de Início: você pode definir o dia que essa regra deverá começar a ser executada. Caso não defina, esse campo será automaticamente preenchido com a data em que a regra foi criada.
Executar Regra: você irá escolher a recorrência (se ela será disparada 1 única vez, todos os dias, todo último dia do mês, dentre outras).
Parar Execução: você pode definir se a execução da regra NUNCA será pausada, se será pausada APÓS uma quantidade de ocorrências, ou se será pausada em uma DATA específica.
Atingir novamente o mesmo cliente: você pode definir com qual frequência essa regra atingirá os clientes afetados pelas condições:
- Ao escolher SEMPRE, os clientes afetados pelas condições serão atingidos todas as vezes que a regra for executada.
- Ao escolher NUNCA, os clientes afetados pelas condições só serão atingidos na primeira vez que a regra for executada, e depois disso, nunca mais serão atingidos.
- Ao escolher A CADA INTERVALO DE X DIAS, os clientes afetados pelas condições serão atingidos novamente pela regra dentro do intervalo de tempo escolhido. Exemplo: Se desejar afetar o cliente XPTO a cada intervalo de 30 dias, basta configurar da forma abaixo:
Criação da Regra – Etapa 4
Nessa etapa basta escolher a ação que será realizada (nesse caso a ação é Alerta), digitar a mensagem de alerta que deverá aparecer no SD, e por fim, escolher quem deverá recebê-lo (se será algum usuário da SenseData específico, ou se será uma categoria específica, como o CS, CSM, IS, que possuem clientes afetados pelas condições).
Ao finalizar a 4ª etapa, basta clicar em Criar Regra.
Obs.: caso a sua regra ainda precise de ajustes, é recomendado salvar a regra com status Inativo e só ativá-la quando estiver 100% configurada. Isso evita que a regra seja disparada automaticamente no calc antes de estar pronta.
Se precisar de algum apoio na criação da regra, entre em contato com o suporte através do e-mail suporte@sensedata.com.br.
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