Olá, SenseUser!
Um dos grandes diferenciais do novo Sense Analytics é a criação de medidas customizadas no próprio produto.
Sendo assim, neste artigo, iremos abordar como você pode criar as medidas para utilizar em tabelas e gráficos no Sense Analytics.
- Localização da funcionalidade:
Para criar medidas, selecione o botão “explore from here” na visualização desejada e em custom fields clique em “+”, conforme a animação abaixo:
- Tipos de campos
Ao selecionar o botão de criar as personalizações, é possível criar 3 tipos diferentes:
- Customer Dimension: Esse campo representa as dimensões da análise, ou seja, o dado em sua versão primária.
Uma aplicação prática é concatenação de outros campos, como por exemplo a união do campo CS e Porte do cliente, apresentando em cada cliente qual o CS e o porte apresentado.
- Customer Measure: Nesse campo, é o tratamento do dado que possibilita criar medidas customizadas, ou seja, utilizar de artifícios para chegar em uma análise específica.
Exemplo: Medida que retorne atividades apenas do tipo Ligação ou medida que retorne a quantidade de chamados que ultrapassaram o SLA definido.
- Table Calculation: Por fim, nesse campo permite a aplicação de operações matemáticas em outros campos.
- Aplicando a teoria na prática:
Agora que você já conhece o conceito de cada campo, vamos criar exemplos do cotidiano para facilitar o entendimento.
- Customer Dimension:
Para criar dimensão, podemos utilizar a área de suporte como base e criar uma coluna que retorna a concatenação do Tipo-Categoria de cada chamado, para compreender a urgência dos mesmos.
Sendo assim, na criação, é importante ressaltar o objetivo de cada campo:
Expression: será utilizado para inserir o comando da dimensão;
Format: formato dos valores do campo: Decimal, ID, Valor monetário;
Name: Nome do campo que será criado]
Observe abaixo:
Para criar o campo, foi utilizado a função “concat” referente a concatenação dos campos “Tipo” e “Categoria” dos chamados. Confira na animação abaixo:
- Customer Measure:
Para criar a medida customizada, podemos utilizar de exemplo uma medida que retorne a quantidade de chamados com tempo de conclusão acima de 10 dias. Assim, vamos utilizar a função “diff_days” para realizar a contagem dos dias. Acompanhe o passo a passo:
- Table Calculation
Por fim, para criar esse campo customizado podemos utilizar como exemplo o caso de uso de quando existir chamados com o tipo “Incidente” iremos retornar Urgente ou Não Urgente para aquele chamado, como na animação abaixo:
Restaram dúvidas? Entre em contato com o nosso time de Customer Experience (suporte@sensedata.com.br).
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