Olá, SenseUser, tudo bem!?
Hoje vamos entender a definição e como funciona a lógica por trás dos campos padrões da tabela de clientes.
Na tabela de clientes existem alguns campos que foram definidos como padrões no SenseData. Estes campos, podem ser exibidos na tabela de clientes e/ou no header do mesmo e podem ser alimentados via integração, regra, um cálculo ou mesmo manualmente pelo cliente.
Alguns exemplos dos campos padrões no painel SD
Esse artigo traz a definição de alguns desses campos e a lógica de alguns kpi's para melhor compreensão.
Sense Score: Média ponderada dos indicadores e seus pesos definidos na elaboração do projeto.
Cliente: Nome da pessoa/empresa.
MRR: Receita Recorrente Mensal do cliente - é a soma do campo “Valor” dos contratos ativos e que é do Modelo igual a MRR.
ID Original: Identificação do cliente através de uma numeração. Exemplos de ID Original: CPF, CNPJ, Apólice.
Status: Comportamento do contrato do cliente. Exemplos de status: ativo, inativo.
CS: Campo destinado ao Customer Sucess responsável pelo cliente.
Situação: Estado que o cliente se encontra na empresa. Ele é calculado a partir do SenseScore e do Engagement Score. Por exemplo, um cliente que está em uma situação de risco geralmente possui um SenseScore menor que 50 e está em queda durante os últimos 60 dias. Exemplos de situação: neutro, oportunidade, risco.
Situação = Risco: Neste caso o campo situação olha APENAS para SenseScore. O cliente fica em risco quando a média do SenseScore nos últimos 60 dias for MAIOR que a média dos últimos 7 dias, e o SenseScore do “dia_hoje” está em vermelho.
Situação = Oportunidade: Neste caso, quando ele retornar a oportunidade, o campo situação olha o SenseScore e o Engagement Score. O cliente está em oportunidade quando a média do SenseScore nos últimos 60 dias for MAIOR que a média dos últimos 7 dias, e o SenseScore do “dia_hoje” está em verde. Além disso, a média do Engagement Score nos últimos 60 dias também tem que ser MAIOR que a média dos últimos 7 dias, e o Engagement Score do “dia_hoje” esteja positivo.
Situação = Neutro: Quando não se encaixa em nenhum desses dois cenários anteriores.
Variação SenseScore (15D, 7D ou 30D): Para todos os cenários, o cálculo é feito a partir da comparação de período vs período anterior.
Ex: Variação de 15D e Ref_data: 30/09
Fórmula: média do Σ do 15/09 até 30/09 / média do Σ 01/09 até 15/09.
Data de Registro: Data de cadastro do cliente.
Fase: É a etapa em que o cliente se encontra dentro do processo da empresa. Ele pode ser preenchido via regra a depender da conclusão de playbooks e/ou condições específicas. Exemplos de fases: Onboarding, Adoção e Engajamento.
Atividades Pendentes: Quantidade de atividades daquele cliente que estão pendentes, contando as atividades atrasadas e que estão a vencer. Elas são calculadas a partir da tabela de atividades.
Atividades Atrasadas: Quantidade de atividades daquele cliente que estão fora do prazo de conclusão e não foram realizadas.
Plano: Serviço contratado pelo cliente. Exemplos de plano: Mensal, Anual e Premium.
Segmento: É o perfil do cliente, baseado em diferentes grupos com características específicas. Exemplos de segmentos: Saas, Indústria e Comércio.
Porte: É o termo técnico para identificar o tamanho do negócio do cliente. Ele pode ser preenchido via regra a depender do MRR do cliente. Exemplos de portes: Tier 1, 2 e 3, High, Low e Tech Touch.
CSM: Campo destinado a quem gerencia o CS.
Comercial: Pessoa responsável pela venda do negócio.
Sponsor/E-mail Sponsor/Telelefone Sponsor: Replica o nome, e-mail e telefone do primeiro contato cadastrado como Sponsor ativo para o cliente cadastrado, da tabela de Lista de Contato. Importante: neste campo aparecerá somente a informação de 1 Sponsor.
Licenças: É o número de licenças que existem dentro do contrato. Ele é calculado a partir da tabela de contratos, contratos com recorrência e ativo.
Data Renovação/Dias para Renovar: Data do fim da vigência do contrato ativo mais próximo a vencer e os dias restantes. Exemplo:
Observação: em caso de haver somente contrato ativo vencido, este campo passará a mostrar a data fim de vigência do último contrato vencido e os dias passados desde o fim deste.
Engagement: O Engagement Score é o indicador de engajamento do seu cliente. Ele indica quanto um determinado cliente está utilizando de seu produto em relação a outros clientes da sua carteira.
Falamos sobre esse KPI neste artigo.: https://ajuda.sensedata.com.br/hc/pt-br/articles/360055144813-Como-%C3%A9-calculado-o-Engagement-Score
NPS: dado consolidado baseado nas avaliações da tabela de NPS de todos os respondentes para aquele cliente, podendo ser entre -100 à 100. Segue o cálculo padrão de mercado do NPS:
NPS = ((promotores - detratores)/total dos respondentes) x 100
Títulos vencidos: Baseado na tabela Financeiro, fazendo a contagem de títulos que ainda não foram pagos (data de pagamento sem preenchimento) e com data de vencimento anterior a hoje.
Chamados acima do SLA: Baseado na tabela Suporte, faz a contagem de chamados que estão em aberto (sem data de encerramento preenchida) e a data que consta no campo SLA é anterior a hoje.
Usuários Ativos: É a quantidade total de usuários que efetuaram ações para o cliente nos últimos 30 dias. Esse valor é calculado a partir dos dados contidos na tabela de uso.
Quantidade de usuários com atividade no sistema (caso a informação seja diferente das ações).
TCV (Total Contract Value): É o total do que já foi faturado naquele cliente, ou seja, é a soma dos valores de todos os títulos faturados. Esse valor é calculado a partir da tabela do financeiro.
Última compra: É a data de início do contrato mais recente daquele cliente. Essa data é obtida a partir da tabela de contratos.
Última interação: É a data da última atividade concluída daquele cliente. Essa data é obtida a partir do histórico de atividades.
Se possuir dúvidas sobre os campos padrões descritos acima, basta contactar o nosso suporte através do e-mail suporte@sensedata.com.br.
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