Olá, SenseUser!
Com o objetivo de trazer melhores análises, autonomia e um visual mais moderno, o Sense Analytics é um grande aliado da sua rotina.
Sendo assim, neste artigo, iremos abordar possíveis comportamentos e soluções para quando o Sense Analytics não estiver carregando de forma correta. O intuito deste artigo é descrevermos como realizar ajustes na plataforma e/ou navegador e assim evitar algum impedimento do Analytics na plataforma Sensedata.
Impedimento do Analytics - Limpeza de Cache
Algumas vezes, os dados em cache podem impedir que o Analytics abra no seu navegador. Caso aconteça algo parecido com a imagem abaixo, no qual o Analytics não carrega ou o navegador não dá nenhuma resposta, confira o que pode ser feito:
Esse problema pode ser corrigido limpando os dados de navegação do seu navegador. Antes disso, entre pela aba anônima e verifique se o Analytics carrega nesse navegador. Caso carregue, então está confirmado que é um problema relacionado ao cache.
Para resolver o problema acesse o Chrome e vá em 'Configurações'. Acesse a parte de 'Privacidade e Segurança' e em seguida 'Limpar dados de navegação'.
Na tela que abrir, selecione todos os itens e ajuste o período para o qual você começou a perceber esse problema. Após isso aperte em 'Limpar dados' (conforme a imagem abaixo).
Pronto, depois desse passo a passo basta fazer o login novamente no SenseData que o Analytics voltará a carregar.
Analytics no Safari - Rastreamento de Sites
O aplicativo Safari possui uma particularidade ao usar o Analytics, pois por usar uma plataforma interna o Sensedata precisa de autorização de rastreamento para liberar o uso do Analytics pelo Safari, com isso um erro 401 (Erro de autenticação) poderá aparecer ao acessar um dash, algo parecido com a imagem abaixo:
Para resolver o problema, acesse a configuração de Privacidade do Safari e desmarque a flag de “Impedir rastreamento entre sites”.
Após isso, basta atualizar a página do Sensedata que o acesso ao Analytics voltará a carregar normalmente.
Analytics na aba anônima - Ativar rastreamento de terceiros
Ao usar uma aba anônima para acessar o Analytics no Sensedata, por padrão o Chrome faz um bloqueio de Cookies de terceiros. No caso, é observado um erro 401, erro de autorização, conforme imagem abaixo.
Para que o Analytics funcione em uma aba anônima, é necessário a retirada do bloqueio de Cookies para terceiros. O passo-a-passo para realizar essa liberação está descrita abaixo.
- Clicar no cadeado do lado esquerdo da URL e abrir as configurações do Chrome:
- Em “Segurança e privacidade” acesse ‘Cookies e outros dados do site’.
- Por padrão a flag de Cookies “Bloquear cookies de terceiros na navegação anônima“ estará ativada. Para a liberação do Analytics, deve-se alterar para “Mostrar todos os cookies”.
- Após a liberação é só atualizar a página do Analytics e o mesmo estará carregando normalmente.
Gráficos congelados - Atualizar ou Executar ao carregar
Alguns gráficos são configurados para realizar atualização manual, para que os filtros da tela sejam aplicados de acordo com a necessidade do usuário. Com isso, ao acessar o dash é possível que o gráfico esteja congelado aguardando as definições dos filtros e posterior atualização do dash, com exemplo abaixo.
Para evitar os gráficos congelados, aplicando os filtros já pré definidos, é possível configurar o dash para ser executado ao abrir. Essa configuração pode ser acessada utilizando o botão de 3 pontos no dashboard e clicando em “Editar Dashboard”:
Após isso, aparecerá o botão de Configurações. Deve-se clicar nele e selecionar a opção “Executar ao carregar".
Após essa ativação, os gráficos carregarão automaticamente após abrir o dash, seguindo o filtro já aplicado previamente.
Caso o problema continue ou possua alguma dúvida nesse passo a passo, basta contactar o nosso suporte através do email suporte@sensedata.com.br
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.