O Engagement Score é o indicador de engajamento do seu cliente. Ele indica quanto um determinado cliente está utilizando de seu produto em relação a outros clientes da sua carteira.
Para entender melhor o que é esse indicar acesse o artigo: Entendendo o que é o Engagement Score.
Vamos ver como é feito esse cálculo do engajamento.
O cálculo leva em conta a soma total da quantidade de ações performadas por um cliente, dividido pela quantidade de usuários diferentes que performaram o total dessas ações no período.Em seguida, essas informações são comparadas entre os clientes da base, e por fim, é feito um ranqueamento do maior valor para o menor.
Explicando em detalhes o passo a passo:
- Primeiro, é separado a "quantidade de ações" e a "quantidade de IDs únicos de usuários". São considerados apenas o número de ações executadas e o número de usuários que as executaram.
- O cálculo em si, compara o resultado dessa conta "Quantidade de Ações" / "Usuários diferentes" de cada cliente em relação ao restante da base.
Quando uma ação é mais importante para determinar o engajamento do usuário do que outra, existe ainda uma ponderação por pesos que o cliente pode definir em determinadas ações. Veja por exemplo essas duas ações no uso da plataforma de streaming Netflix:
Ação1: Adicionar uma série ou filme à sua lista no Netflix;
Ação2: Login do usuário.
A ação de "adicionar uma série ou filme à sua lista" demonstra muito mais engajamento do que apenas a do “login”. Isso pode fazer com que clientes com uma quantidade significativa de ações possam ter um Engagement Score menor que outros que à primeira vista seriam semelhantes.
Sendo assim, o cálculo do Engagement Score é feito com base em dois tipos de ações/uso:
- Quantidade: ou seja, o volume cru das ações sem qualificar quais são as funcionalidades;
- Qualidade: onde se atribui pesos na tela de configuração do Engagement Score para que possa ser mensurado a utilização de uma ou mais ações que são mapeadas como diferenciais/importantes (sticky features).
Levando em consideração essas duas ponderações sobre o cálculo, abaixo é possível ver a fórmula que objetiva a variável do cálculo do Engagement Score (ES), que considera, por padrão, os últimos 15 dias:
VAR = soma ((cliques não sticky/total usuários ativos) + PSF A*(cliques SF A/usuários ativos SF A) + PSF B*(cliques SF B/usuários ativos SF B) + … + PSF n*(cliques SF n/usuários ativos SF n).
Onde:
cliques não sticky = quantidade das ações que não foram mapeadas como diferenciais
PSF = Peso da Sticky feature
SF A, B e n = Sticky features que foram mapeadas
Para configurar o Engagement Score levando em consideração esses pesos é só acessar o artigo: Configurando o Engagement Score.
Uma vez feita essa conta para todos os clientes, é possível colocar em perspectiva um ranqueamento dos clientes. As pontas são cortadas, ocorre uma divisão em histograma e os clientes são clusterizados em percentuais que vão de 0 (grupo de clientes que não está engajado, está caindo no uso e não utiliza as sticky features da maneira que se deveria usar) à 100 (grupo oposto ao grupo anterior).
Pergunta: O percentual de “licenças utilizadas vs contratadas” influência nesse cálculo?
Não.
No Engagement Score não é levado em consideração quantas licenças são utilizadas em relação ao total contratado pelo cliente. São considerados apenas o número de ações executadas e o número de usuários que as executaram.
O cálculo do engajamento é feito todos os dias após uma carga nova.
Caso ainda tenha dúvidas sobre como é feito esse cálculo, basta entrar em contato com o seu CS ou com o nosso suporte através do email: suporte@sensedata.com.br.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.