Monitorar indicadores de e-mail é essencial para compreender a efetividade do disparo que foi realizado para sua base de clientes. Sendo assim, com a ferramenta de “Estatísticas de E-mails" é possível acompanhar e realizar uma análise detalhada dos mesmos.
Para utilizar esse recurso, confira as dicas a seguir.
1. As Estatísticas de e-mail estão localizadas em cada regra criada com a ação de disparo de e-mail. Para compreender melhor, observe o GIF abaixo:
2. A primeira visão obtida ao acessar a tela de Estatística de e-mails é a de Performance, a qual irá te apresentar a visão geral daquele disparo. Assim, pode ser realizado um filtro por um disparo específico ou um período de tempo, como na imagem abaixo:
3. Nessa mesma tela, conseguimos realizar uma análise geral do desempenho dos e-mails, a partir de alguns indicadores, como:
- Taxa de Abertura: razão entre a quantidade de aberturas únicas e a quantidade de emails entregues [(aberturas únicas/entregues)*100];
- Aberturas por cliente: quantidade de clientes que abriram o email (olha para o id do cliente);
- Abertura únicas: quantidade distinta de aberturas do email;
- Tempo médio para abrir: é uma média de tempo entre todas as aberturas que aconteceram;
- Última vez aberto: registro sobre a ocorrência mais recente de abertura do email disparado pela regra;
- Taxa de cliques: razão entre a quantidade de cliques únicos e a quantidade de emails entregues [(cliques únicos/entregues)*100];
- Cliques únicos: quantidade de cliques registrados por cliente por link dentro do email;
-
Total de cliques: cliques totais realizados por todos aqueles que clicaram dentro do e-mail.
- CTOR (Click to open rate): razão entre a quantidade de cliques únicos e a quantidade de aberturas únicas (cliques únicos*100/aberturas únicas).
4. Em seguida, ainda na tela de performance, são apresentados vários marcadores com base nos clientes que foram atingidos pela regra.
- Clientes impactados: é a soma de todos os clientes que caíram nas condições da regra no momento do disparo;
- Clientes enviados: é a soma de todos os clientes que tiveram os e-mails disparados;
- Clientes não enviados: são aqueles clientes que não possuem e-mails válidos ou cadastrados;
- Total enviados: o número total de e-mails disparadas;
- Não enviados: o número total de contas cadastradas não enviadas;
- Entregues: o número total de e-mails entregue e a relação deles com os e-mails enviados;
- Soft Bounced: indica o número total de e-mails não entregues, de maneira temporária, devido a conta inativa ou caixa de entrada cheia;
- Hard bounced: indica o número total de e-mails não entregues, de maneira definitiva, devido a e-mail inválido;
- Pendentes: indica o número de e-mails que não foram enviados, mas ainda se encontram na fila de envio;
- Descadastros: indica o número de e-mails que se descadastraram para receber os e-mails;
- Spam: indica o número de vezes em que o envio foi considerado SPAM.
5. Por fim, é possível visualizar os links mais clicados nesta tela:
6. Já na visualização de Cliques e Leads, assim como na Performance, é possível filtrar por uma data específica, ou visualizar através de um disparo específico. Além disso, essa visão traz um detalhamento de quais e-mails foram categorizados em cada status:
Para finalizar, é possível exportar a lista de e-mails que se enquadrou em cada categoria, auxiliando nas análises.
Restou alguma dúvida? Acione o nosso time de suporte enviando um e-mail para suporte@sensedata.com.br.
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