Olá, SenseUser!
Para que os nossos clientes tenham um controle ainda maior sobre os dados existentes no SenseData e tenha um uso mais self-service, liberamos a funcionalidade de Campos Customizados. Essa funcionalidade, que era disponível apenas para o time da SenseData, agora está liberada para os clientes.
O que é um Campo customizado
O que o SenseData entende como um campo customizado é uma informação que não varia com o tempo e determina o estado de algum cliente, uma “foto” de como o cliente está no momento em que a foto é tirada. Exemplos de campos customizados são: fase, CNPJ, porte, segmento. Essas informações podem até mudar com o tempo, porém não são dinâmicas e representam alguma informação útil sobre o cliente que não irá variar em um período considerável de tempo.
Esses campos podem ser do tipo: 'text', 'date', 'number', 'checklist', 'select' e 'lista de usuários'.
Os campos do tipo 'text' são campos que devem ser preenchidos com caracteres textuais. Os do tipo 'date' são campos que devem ser preenchidos com datas e os do tipo 'number' com números.
Os campos do tipo 'select' e 'checklist' são campos com preenchimentos pré-definidos, que precisam ser preenchidos os valores que eles vão receber.
A diferença entre esses dois campos é que os do tipo 'select' você só pode escolher uma dessas opções para o seu preenchimento. E os do tipo 'checklist' você tem a opção de marcar mais de um dessas opções para o seu preenchimento.
Já o campo lista de usuários você deverá selecionar os usuários que serão impactados.
Acessando os Campos customizados
Você encontrará os campos customizados em: Configurações -> Clientes -> Campos Customizados.
Nessa tela você terá acesso a todos os campos customizados. Alguns são padrão do SenseData e por isso não podem ser editados. Os demais campos podem ser editados para melhor atender a sua necessidade.
Criando e editando os Campos customizados
Ao clicar no botão “Novo Campo“ irá surgir um modal que é o mesmo modal de edição de campos customizados já criados.
Título do campo: Será o nome do seu novo campo customizado, que constará na tabela destino;
Nome interno: É o nome em que o custom field será registrado no nosso banco de dados. Tome cuidado para que ele não possua o mesmo nome de interno de outro campo customizado ou de um KPI. Não edite este campo;
Descrição do campo: Nesse campo pode ser inserida uma descrição que estará disponível no glossário do cliente a fim de deixar clara a função do campo criado;
Identidade do campo: Indicará se será um campo do tipo customer (disponível na tabela de clientes) ou contact (disponível na tabela de contatos). Após criado o campo, não é possível alterar essa opção;
Origem: Indica como esse campo será alimentado, se será manualmente pelos usuários, por integração, regra etc;
Tipo do campo: Informa qual tipo de dado esse campo irá possuir. Atualmente as opções são: texto, data, número, checklist, select e lista de opções;
Máscara: Informa como será a exibição desse campo. Recomendamos que não altere a máscara a menos que seja um número e tenha certeza de que deseja que ele tenha uma exibição diferente;
Condição: Nessa seção podem ser inseridas as seguintes configurações:
- Alterável: Flag para marcar se o valor mostrado no campo pode ser alterado ou não pelo usuário;
- Ativo: Flag para marcar se o campo está ativo ou não;
- Campo Obrigatório: Flag utilizada para marcar se o campo deve ser obrigatoriamente preenchido;
- Edição Restrita ao perfil: Flag para marcar se a edição desse campo será restrita ao perfil que estiver habilitado para editá-lo;
- Ocultar Campo na Tabela: Flag para marcar se o campo será visível ou não. Com esse campo marcado, esse campo ficará oculto nas tabelas;
- Sobrescrito na integração: Flag para visualizar se o campo é sobrescrito pela integração ou não (apenas visual, não indica que o campo está obedecendo isso realmente na integração).
Lembre-se que para o seu campo customizado ser utilizado ele precisa estar marcado como Ativo.
Utilizando os Campos customizados
Customer
São informações relacionadas aos clientes. Elas estão presentes na tabela de clientes, no Header dos clientes.
Exemplos de utilização desse tipo de campo customizado:
- Disponibilizar o CS responsável por um cliente no Header da Visão 360 desse cliente;
- Filtrar clientes por fase nas condições de uma regra para uma régua de relacionamento tech touch.
Contact
São campos customizados que representam o estado de algum contato. Para visualizar esse campo é preciso ir diretamente no modal de edições de um contato. Você pode, atualmente, atualizar os campos customizados em um contato através de integração ou diretamente no modal de um contato. Se desejar ter essa opção, converse com o CS da SenseData responsável pela sua empresa.
Para utilizar os campos customizados de contatos, basta utilizá-los nos grupos de envio ou não envio para as regras de e-mail ou SMS.
Se você não encontrou nenhuma das opções acima, é porque o seu perfil não possui permissão para utilizar os campos customizados ou nenhum ainda foi criado. Entre em contato com o seu gestor para que ele possa atualizar os campos customizados.
Qualquer dúvida, entre em contato com o suporte suporte@sensedata.com.br.
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