Acreditando que a comunicação com o cliente precisa ser cada vez mais multicanal, o SenseData disponibiliza, também, a possibilidade de disparar mensagens via SMS.
Esse canal consegue, de maneira objetiva, entregar uma informação certa e preciosa para o cliente, melhorando o relacionamento e o engajamento entre cliente-empresa.
Provavelmente a sua empresa já utiliza de regras para fazer contato com o cliente via email pelo SenseData, certo? O disparo de SMS segue o mesmo raciocínio.
Caso não esteja familiarizado com o funcionamento de regras ou envio de emails, confira nosso artigo completo aqui. Lembrando que se você não possuir acesso ao menu de regras, é preciso conversar direto com o seu gestor.
Te apresentaremos como utilizar esse recurso em 4 passos:
1) O primeiro passo é fazer uma revisão completa da base de contatos que está no SenseData para garantir que os dados estão corretos, principalmente o campo "Tel".
O campo "Tel" é o que será lido pela regra na hora da execução e ele precisa estar com o número preenchido com código do país, DDD e os 9 dígitos tudo junto. Exemplo: +55XX999999999.
2) Cumprindo o passo um, agora acesse o menu de configurações, vá em "Regras" e crie uma nova regra. O primeiro passo é preencher as condições dos clientes que serão afetados.
3) Defina a recorrência, configurando a seção de "Agendamento e recorrência".
4) Definidas as condições, agora escolha como "Ação" da regra a opção "SMS".
Confira as orientações abaixo sobre como preencher os campos dessa ação:
- Enviar para: é possível configurar um ou mais tipos de destinatários nessa ação, conforme o print abaixo evidencia:
- Criar tarefa de sms: ao ativar essa flag, após o disparo da regra será registrada uma atividade do tipo sms no histórico do cliente.
- Remover contatos duplicados entre clientes: se a flag estiver ativada, será enviado somente um sms caso haja o mesmo destinatário entre os clientes.
- Não enviar para: caso haja algum grupo de contatos ou mesmo apenas 1 que não deva ser atingido pela regra, é possível informar nesse campo.
- Enviar sms às: esse campo pode ser usado para agendar um horário específico em que o cliente deve receber o sms. Como as regras são disparadas com o calc, em alguns casos vale a pena agendar um horário só para o envio dos sms à parte.
- Não enviar mensagem após o horário: marcando essa flag, o sms não é enviado após o horário agendando.
Obs.: é possível verificar os contatos que receberão o sms na apção "Ver amostra de destinatários".
4) Agora é só escrever a mensagem e executar a regra, porém existem alguns cuidados que precisam ser observados, eles se encontram no cabeçalho da caixa de mensagem, como o print abaixo evidencia:
Obs.1: Cuidado com o uso de variáveis. Como o próprio nome diz, o resultado da variável pode acabar sendo uma palavra com um número de caracteres muito alto e extrapolar o limite de 160.
Após todos os ajustes, é possível ter uma noção de como o sms chegará para o cliente clicando em "Visualizar SMS".
Obs.2: caso a sua regra ainda precise de ajustes, é recomendado salvar a regra com status Inativo e só ativá-la quando estiver 100% configurada. Isso evita que a regra seja disparada automaticamente no calc antes de estar pronta.
Para saber mais sobre o disparo de regras de sms, consulte esse artigo ou entre em contato conosco através do suportesuporte@sensedata.com.br.
Comentários
2 comentários
Saudações!
Gostaria de saber se existem limitações com relação a quantidade de envios e caso existam quais seriam?
Abraços
Olá Rodrigo!
Muito obrigado pela pergunta. Existe sim uma quantidade pré determinada de e-mails que varia de acordo com o plano contratado.
Para ter mais informações sobre essas quantidades recomendo entrar em contato com o seu gestor ou o CS da Sensedata responsável pela conta.
Espero ter ajudado :)
Abraços.
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