Para que os emails enviados pelo Sensedata usem o seu endereço de email como remetente das mensagens, é necessário editar as configurações de SPF (Sender Policy Framework) no seu domínio de email.
O SPF é uma tecnologia de autenticação de servidores de envio de email, que impede falsificação de seu email por spammers. Essa configuração é realizada na hospedagem do domínio (site) da empresa, por isso ela só pode ser feita pela pessoa que tem acesso ao painel administrativo do seu domínio - peça ajuda a um profissional do TI da sua empresa se necessário.
Se você tem acesso a essas configurações, siga os passos a seguir:
No painel administrativo do serviço, localize o domínio que você utiliza para enviar emails e acesse a página de configuração dos registros DNS.
Dependendo do serviço que você utiliza, talvez seja necessário ativar as configurações avançadas para encontrar a área de configuração do DNS.
Usaremos como exemplo imagens das configurações do Hostgator - seu domínio não necessariamente possui o mesmo caminho.
Na tela seguinte, procure entre os registros se existe algum do tipo TXT e, caso positivo, veja se esse registro começa com o seguinte texto v=spf1 include:_spf.
Se você localizou algum registro como descrito acima, isso significa que você já possui uma autenticação SPF configurada para esse domínio. Nesse caso, é só seguir o passo a passo abaixo para utilizar mais de um registro SPF para o mesmo domínio.
Configurando mais de um registro SPF para o mesmo domínio
Para adicionar o serviço do SenseData, você precisa alterar o registro já existente.
Importante: Caso você adicione mais de um registro do mesmo tipo, isso irá invalidar a autenticação dos 2 serviços, por isso é importante verificar se já há um registro do tipo TXT como fizemos no passo acima. Se houver, você deve editá-lo como no exemplo a seguir:
Adicione o código include:app.sensedata.com.br include:sendgrid.net ao registro já existente no campo TXT Data.
Veja alguns exemplos de registro SPF após adicionar o servidor do SenseData:
Clientes Locaweb: Se você possui e-mail da Locaweb, o seu registro TXT para SPF ficará assim:
v=spf1 include:_spf.locaweb.com.br include:app.sensedata.com.br include:sendgrid.net ~all
Clientes Google (Google Apps for Work): Se você possui e-mail do Google no seu domínio, o registro TXT para SPF será:
v=spf1 a mx include:_spf.google.com include:app.sensedata.com.br include:sendgrid.net ~all
Clientes KingHost:
v=spf1 include:_spf.kinghost.net include:app.sensedata.com.br include:sendgrid.net -all |
Não encontrei um registro TXT quando acessei meu domínio, o que faço agora?
Caso você não tenha encontrado no passo anterior um registro TXT que comece com o texto v=spf1 include:_spf siga com as instruções abaixo:
Configurando um novo registro SPF:
Na mesma tela de registros onde você procurou pelo registro TXT, geralmente há uma opção para incluir um novo registro. Se não houver, localize essa opção na ajuda do serviço e em seguida, escolha adicionar um registro do tipo TXT.
No espaço correspondente aos dados do registro; TXT Data ou Dados TXT, insira o seguinte texto:
v=spf1 include:app.sensedata.com.br include:sendgrid.net ~all |
O resultado final é algo nesse sentido:
Entrada ou Nome: seudominio.com.br
Tipo: TXT
Dados TXT (TXT Data): v=spf1 include:app.sensedata.com.br include:sendgrid.net ~all
Como testar a autenticação?
As alterações em registros DNS podem levar até 48 horas para serem propagadas pela Internet. Para saber se o novo registro já está funcionando, acesse http://www.meuspf.com ou http://mxtoolbox.com/spf.aspx e utilize a validação de registro inserindo o domínio que você acabou de atualizar.
Adicionando um registro CNAME
Um nome canônico ou um registro CNAME é um tipo de registro DNS que mapeia um nome de alias para um nome de domínio verdadeiro ou canônico. Pode-se dizer que funciona como uma procuração para uso do domínio no disparo de email, sendo mais robusto que apenas a autorização de um IP.
Para fazê-lo, basta informar seu domínio ao suporte da SenseData e solicitar a geração dos CNAMEs. Em seguida, adicione-os ao seu domínio. Após esta etapa, nós faremos uma confirmação desse registro para validar se está tudo certo.
Após a atualização das alterações, o SenseData poderá enviar emails em nome da sua empresa automaticamente.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.