Olá, SenseUser, tudo bem?
Neste artigo, daremos um exemplo concreto que ilustra o potencial da feature de criação de KPI’s e Gráficos pelos usuários. Com essa nova funcionalidade, o usuário não só terá uma experiência redefinida como também autonomia na construção de seus próprios KPI’s. O KPI escolhido como exemplo será o de “Quantidade de chamados nos últimos 30 dias”. Para isso, precisaremos de algumas especificações, como:
Informações:
Nome: Nome do KPI
Status: Se ficará ativo ou inativo.
Máscara: Padrão ou Formato definido no próprio KPI.
Tipo de Cálculo: As opções variam entre Média Ponderada, Condicional, avançado e operação aritmética.
Definição de KPI: Descreve a lógica que o KPI irá usar
Proporcionalidade: Ajustar e controlar o valor do KPI.
Dados:
Fonte de dados: Tabela utilizada na criação do KPI.
Coluna: Campo da tabela escolhida na criação do KPI.
Tipo de Agregação: Como os dados serão agrupados (Soma, Média, etc.).
Exemplo da criação de KPI’s:
Quantidade de chamados abertos nos últimos 30 dias:
O KPI “Quantidade de chamados abertos nos últimos 30 dias” é importante para podermos identificar quais são aqueles clientes que mais abrem chamados neste período. Identificando esses clientes, podemos criar ações a fim de reduzir esse volume alto de chamados, como, por exemplo, implementar treinamentos, análise de tendência e uma comunicação mais proativa.
A seguir, mostraremos as configurações necessárias para a criação do KPI.
Como queremos calcular a quantidade de chamados, selecionaremos primeiramente como fonte de dados a tabela de “Suporte” e a coluna “ID ticket Suporte”, pois é através dessa coluna que iremos identificar o ID único de cada chamado. Como tipo de agregação, utilizaremos “Quantidade”, pois ela será responsável por somar a quantidade de chamados de cada cliente.
Definida a quantidade de chamados em cada cliente, agora iremos filtrar, não queremos todos os chamados e sim aqueles que possuem data de abertura nos últimos 30 dias.
Novamente selecionaremos a tabela de “Suporte”, mas dessa vez utilizaremos o atributo “Data de Abertura”, como queremos apenas os chamados dos últimos 30 dias, utilizaremos a operação “Há 'X' ou menos dias” e o valor igual a 30.
Pronto! O KPI está feito. Agora basta utilizar da melhor maneira em suas análises diárias.
Caso precise de ajuda na criação, basta enviar um e-mail para suporte@sensedata.com.br. Estaremos à disposição para ajudá-los.
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