Olá, SenseUser, como vai?
Com o objetivo de oferecer mais autonomia aos usuários, liberamos a opção de criar e configurar KPIs e Gráficos por parte dos próprios usuários.
A partir de agora, você possui maior liberdade para desenvolver KPIs personalizados, de acordo com as necessidades da empresa, criando indicadores mais específicos à estratégia de negócio.
Para ativar essa funcionalidade, é necessário solicitar ao time SenseData a ativação do Parâmetro Geral, que permitirá incluir e limitar a quantidade de KPIs e Gráficos a serem criados.
Após a ativação do parâmetro, o usuário terá acesso a todos os KPIs e Gráficos existentes, incluindo aqueles que foram criados anteriormente pelo SenseData. No entanto, nos KPI’s e gráficos avançados, só será possível visualizá-los, sem a capacidade de abrir ou editar. No caso de um novo KPI criado pelo usuário, será permitido abri-lo, editá-lo ou excluí-lo.
Vale ressaltar que, após criar um novo KPI, você poderá testá-lo imediatamente para verificar se está retornando os valores corretos. Porém, para validar e utilizar o novo KPI, será necessário aguardar a conclusão do Calc do próximo dia (quando os KPIs são recalculados e as tabelas são atualizadas com as novas informações que subiram).
Nosso objetivo com essa nova funcionalidade é possibilitar a realização de diversos cálculos, valorizando as métricas do ambiente e deixando-o mais fidedigno no geral. Além disso, a possível criação de KPI’s e gráficos menos complexos.
Como consigo usar a “Criação de KPI e Gráficos”?
Após a liberação feita no próprio produto para a “Criação de KPI’s e Gráficos”, o SenseUser conseguirá acesso a todos os KPI’s existentes acessando Configurações > Lab.
Nessa seção, será possível acessar as telas Configurador de KPI’s e Configurador de Gráficos:
1) Configurador de KPI's
Na seção Configurador de KPI's, serão exibidos todos os KPI's já configurados (editáveis e não editáveis). Em especial, os KPI's editáveis podem ser acessados e ter sua definição conferida sempre que necessário (além da informação disponível no glossário).
Para criar um novo KPI, basta clicar em "Criar KPI" na parte superior esquerda da tela e preencher os campos a seguir:
Parte 1
- Nome: O nome que terá o KPI. (Um ponto de atenção: O KPI não poderá ter o mesmo nome de um campo customizado. Para conferir, acesse Configurações > Clientes > Campos customizados).
- Status: Se ficará ativo ou inativo.
- Máscara: Como o valor do KPI será apresentado (percentual, valor monetário, numeral, etc.).
-
Tipo de Cálculo: Qual será a operação usada para o cálculo do KPI? As opções variam entre Média
ponderada, condicional, avançado e operação aritmética. - Definição KPI: Nessa feature, há a possibilidade do SenseUser adicionar o texto de Definição do KPI que servirá como glossário.
Parte 2
- Fonte de dados: Escolher qual tabela será utilizada para a criação do KPI (tabela de contratos, clientes, NPS, financeiro, etc.).
- Coluna: Selecionar qual coluna (da tabela escolhida anteriormente) contém o dado para ser usado no KPI.
- Tipo de agregação: Selecionar qual será a agregação (soma, média, máximo, mínimo, etc.).
Caso haja a necessidade de usar filtros no KPI em criação, basta selecionar os últimos quatro campos, que são eles:
- Tabela: Selecionar a tabela que contém a informação a ser utilizada.
- Atributo: Selecionar o atributo que será utilizado.
- Operação: Selecionar a operação que será aplicada no cálculo do KPI.
- Valor: Informar o valor do atributo.
Uma observação pertinente é: Considere o nulo como 0. Se o KPI não tiver valor a ser mostrado, é possível deixá-lo com valor “0” para que o KPI apresente o próprio “0” ao invés de “--”.
Parte 3
Nessa terceira parte, é possível escolher quais KPI's deverão ser calculados antes do KPI que está sendo criado. Esse fator é importante quando há dependência entre os KPI's, portanto, não precisará ser sempre preenchido:
Parte 4
Na última etapa, será possível visualizar o valor entregue pelo KPI, tanto em empresas aleatórias quanto em clientes específicos:
Fluindo tudo conforme pensado e executado, basta clicar em Criar KPI.
2) Configurador de Gráficos
Selecionando Configurador de Gráficos, seguimos na mesma análise, onde se tem um ambiente possível de criar, editar, abrir e excluir. Além disso, nos dá várias opções de criação de gráficos.
Parte 1
- Nome: O nome que terá o Gráfico.
- Tipo de gráfico: Selecionar o modelo que o gráfico terá (linha, coluna, pizza, pilha, etc.).
- Fonte de dados: Escolher qual tabela será utilizada para a criação do Gráfico (tabela de contratos, clientes, NPS, financeiro, etc.).
- Definição do gráfico: É possível adicionar uma descrição para o gráfico, que aparecerá também no glossário.
Parte 2
A próxima etapa da criação do gráfico será direcionada para as especificações dos Eixos X e Y, contendo campos como:
-
No Eixo X:
- Dimensões: Selecionará qual campo será utilizado para a criação do Gráfico (data registro, cidade, endereço, etc.).
- Período do Gráfico: Selecione qual será o período que o gráfico irá levar em conta na sua apresentação.
- Máscara: Como o valor do eixo será apresentado (percentual, valor monetário, numeral, etc.).
- Legenda: O eixo poderá ter legenda para uma melhor compreensão.
- Período de agregação: Qual o período ocorrerá o cálculo como soma, média, mínimo, etc.
- Intervalo: Selecione o período do espaçamento entre diário, semanal, mensal ou anual.
-
No Eixo Y:
- Valor: Será possível selecionar de forma simultânea os campos ID SenseData, ID Cliente, Status, CS e CMS.
- Tipo de agregação: Selecionar qual será a agregação (soma, média, máximo, mínimo, etc.)
- Máscara: Como o valor do eixo será apresentado (percentual, valor monetário, numeral, etc.)
- Legenda: O eixo poderá ter legenda para uma melhor compreensão.
Parte 3
A próxima etapa seria uma não obrigatória, que é o Filtro de dados. Nele, você poderá selecionar diversos campos e dar um determinado valor ao mesmo.
Parte 4
A etapa de conclusão se dá pela Pré-visualização do gráfico, podendo ser um teste geral ou cliente específico. Depois disso, basta salvar o gráfico e usá-lo para as suas análises dentro do SD. Para entender melhor como funcionaria em um exemplo concreto, acesse esse artigo.
Ficou interessado nessa nova ferramenta? Basta solicitar ao CX ou CS da sua conta para ativá-la.
Caso precise entrar em contato para ajuda na criação, basta enviar um e-mail para suporte@sensedata.com.br.
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