Olá, SenseUser, tudo bem?
Apresentamos a nossa nova funcionalidade no SenseData, o Formulários Livres, que é mais abrangente do que o Formulário NPS. Agora você pode gerenciar pesquisas e coletar informações por meio da criação de questionários personalizados.
Esses questionários podem ser adaptados para vários tipos de pesquisas multimétricas, como por exemplo, CSAT (Customer Satisfaction Score), CES (Customer Effort Score). O objetivo da nova funcionalidade possibilita realizar diversos tipos de pesquisas exploratórias, medindo o grau de satisfação, nível de esforço, entre outras.
Com o Formulário Livre, os usuários podem disparar as pesquisas sem precisar recorrer a outra plataforma, pois tudo é centralizado no próprio SenseData. Isso oferece conveniência e simplifica o processo de coleta de informações, permitindo obter feedbacks valiosos dos clientes de maneira mais eficiente. Além disso, o Formulário Livre fornece estatísticas detalhadas de cada pesquisa.
Permissões para utilizar o Formulário Livre?
Para que os usuários possam utilizar o formulário é necessário habilitar o parâmetro no Sense Lab > Parâmetros Gerais > Habilitar Formulário Livre.
Após ativar o parâmetro precisa adicionar as permissões no perfil/perfis desejados, em Contas > Perfis > Menu Acesso > Templates de Formulários, e definir as Ações > Disparar Formulário e em Regras > Formulário.
Definir Menu:
Definir Ações:
Como utilizar o Formulário Livre?
Para chegar na tela de criação do Formulário clique em Configurações > Comunicação > Template de Formulário > Criar Formulário > Selecione o Template (Formulário Livre).
Para personalizar o formulário basta utilizar os recursos de edição/criação disponíveis na própria ferramenta.
Como personalizar o Formulário Livre?
É possível adicionar o logo da empresa, personalizar o título/descrição, editar e inserir perguntas criando diversos tipos de pesquisa e templates.
Exemplo: Utilizando uma pergunta de CSAT
Em uma escala de 1 a 5, qual é o seu nível de satisfação com o atendimento de suporte prestado pela nossa equipe? e também colocar uma caixinha para os comentários.
Se houver necessidade de personalizar ainda mais o formulário, existe a possibilidade de arrastar os elementos disponíveis dos Campos Livres para a área do template que está sendo criado.
Como personalizar o Estilo e Design?
Na aba de Design é possível alterar as configurações de estilo do template. Veja o que pode ser alterado:
Geral | Botões | Título do Formulário |
Fonte Tamanho da fonte Cor da escala Cor da fonte Cor do plano de fundo Cor do formulário Cor da borda do formulário Cor dos campos do formulário |
Alinhamento do botão Cor do botão Cor da borda Cor da fonte |
Tamanho da fonte do título Cor da fonte da descrição Cor da fonte do título |
Como inserir variáveis no Template?
Para tornar a pesquisa mais pessoal, e fazer com que o cliente se sinta valorizado ao recebê-la, nada melhor do que se dirigir à ele pelo próprio nome. Pensando nisso, indicamos utilizar as variáveis de contato disponíveis no modal de edição dos campos.
Vale ressaltar que as variáveis irão puxar as informações de contatos que estão cadastradas no SenseData, portanto, é importante que esses dados estejam atualizados.
Obs.: Qualquer variável é aceita (assim como em e-mails).
Como realizar o envio de formulários por Regra?
Para enviar o formulário, basta criar uma regra que contenha a ação Formulário Livre.
Ao selecionar essa ação, torna-se possível selecionar o template que foi criado, escolher quem deverá receber esse formulário (se é apenas o Sponsor/CS/CSM, se é outro tipo de segmentação do contato, ou para um grupo específico), quem será o remetente, e definir um e-mail onde será o destino das respostas em responder para.
Envio por Template Padrão e Template de E-mail
Também é possível criar e enviar templates de e-mail customizado, aplicando o template na Regra, ou enviando pela aba Formulários do cliente, adicionando um novo formulário.
Template Padrão: Enviado um e-mail simples, com logo, título e botão de responder. Botão redireciona o contato para a tela de resposta do formulário.
Template Email: E-mail para disparo personalizado. Pode inserir qualquer conteúdo, ordem, mídia, etc. Obrigatória a presença da variável $form_link no template, que será substituída com o link para o contato responder o formulário. Dica, inserir a variável dentro de um botão, ao invés de solta no texto. Somente templates com a variável presente serão listadas no disparo do formulário (regras, 360).
Como realizar o envio de formulários pela Visão 360?
Outra forma de envio do formulário é pela visão 360 do cliente, onde é possível disparar para um contato específico e de forma manual uma determinada pesquisa.
Como visualizar as Estatísticas de Envio?
Na tela de formulários é possível ter acesso à um resumo com as informações correspondentes ao envio do formulário (total de enviados, total de respostas).
Além disso, há um gráfico com a quantidade de respostas de acordo com as notas e uma tabela com os comentários correspondentes a cada nota.
Como exportar as Respostas?
Olhando nas estatísticas (que contém os gráficos com a distribuição das repostas). É possível exportar as respostas dadas para formulário livre como CSV.
Indo em Configurações > Comunicações > Templates de formulário > Estatísticas de um formulário.
Ficou interessado nesta funcionalidade? Basta solicitar ao CX ou CS da sua conta para ativá-la.
Se precisar de ajuda para criar ou enviar o formulário, entre em contato com o nosso suporte pelo e-mail suporte@sensedata.com.br.
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